Segunda-feira, 10 de Março de 2008

Inovas e imprensa

   Durante o mês de Fevereiro o nosso grupo prestou uma entrevista ao jornal Imonews, sendo esta publicada na edição de Março de 2008 deste jornal. Assim passamos a apresentar uma copia da entrevista, retirada da versão on-line do jornal (www.imonews.pt), também poderão lê-la na página 6, da edição de Março de 2008.

 

 

Inovas: para uma cidade criativa

Inovas: para uma cidade criativa
 

Depois de noticiar o concurso cidades criativas na edição de Novembro, o Imonews ficou atento no sentido de descobrir eventuais equipas participantes da região. Com efeito, nessa busca acabou por encontrar pelo menos 3. Nesta edição, vamos dar a conhecer a equipa Inovas, da Escola Secundária de Artur Gonçalves, em Torres Novas. Cada grupo define um nome para a equipa e neste caso a escolha parece ter sido fácil. Da Inovação que pretendiam incutir no seu trabalho, aliado ao nome da terra onde vivem surgiu Inovas - assim explicam os 5 membros do grupo: Inês Lopes, Rui Inácio, Paulo Santos, Ana Filipa Silva e Cátia Tomás. Todos pretendem seguir os estudos, a maioria gestão ou administração pública, já que são da área de economia. Mas também existem outros interesses como a acção social ou até a academia militar. O grupo já tinha pensado em realizar um trabalho sobre Torres Novas, até para inovar em relação ao tema escolhido. Através da sua professora da Área Projecto, Liseta Queirós, tomaram conhecimento do concurso e decidiram que era um desafio a que não podiam virar as costas.
Olhando para a cidade, decidiram que o mais interessante seria observar e apresentar soluções para as zonas históricas desqualificadas. Depois de uma fase inicial, decidiram escolher a Praça 5 de Outubro e o Largo S. Salvador para requalificar e "devolver" à população, nas várias faixas etárias. Para definirem o que fazer concretamente com estes espaços, reuniram com a Câmara, que lhes deu todo o apoio e facultou plantas e mapas da cidade. Também mantiveram contacto com o Teatro Virgínia e o seu responsável, no sentido de integrarem o projecto num todo, não excluindo nenhuma parte da cidade. Embora tivessem deixado a parte arquitectónica para os mais entendidos e centrado o seu trabalho numa pormenorizada descrição das alterações a efectuar, nada foi descurado. Os objectivos e ideias passam pelas seguintes opções: retirar trânsito do centro histórico, dotar a praça e o largo de galerias culturais abertas à noite (para que a população as possa visitar, de facto), cinema ao ar livre, residenciais para estudantes, um museu do fruto seco (com cabazes para hotéis e visitantes em geral). A ideia global será criar zonas de laser qualificadas, para os mais jovens, na Praça 5 de Outubro e para uma faixa etária a partir dos 35 anos, no Largo S. Salvador, com livrarias de esplanada.
Nas palavras da professora Liseta Queirós, a criatividade é muita, algo que surpreendeu, inclusive, os responsáveis nacionais do concurso, através das mais de 500 candidaturas e dos projectos apresentados. O interesse pelo ordenamento, música e cultura, a preocupação pela qualidade de vida nas cidades, as estruturas de laser à disposição das populações foram dos pontos mais desenvolvidos pelos jovens concorrentes.
Apesar de reconhecerem que a primeira preocupação é a avaliação da escola, a equipa Inovas admite também que o trabalho tem sido, até agora, bastante motivador e que os dotou de conhecimentos, especialmente a nível das novas tecnologias, que, de outra forma, não teriam (pelo menos com tanta facilidade). Recorde-se que cada equipa mantém um blog na internet, a dar conta dos trabalhos e progressos dos projectos. O trabalho da equipa Inovas tem avançado a bom ritmo. É já em Maio que têm de entregar o trabalho final. O projecto também será dado a conhecer na Semana da Escola, a toda a comunidade escolar. Para mais pormenores sobre esta equipa podem visitar o blog: http://inovas.blogs.sapo.pt/ Não percam, para a próxima edição, outra equipa das cidades criativas.

 
publicado por inovas às 17:55
link do post | comentar | favorito
|

.O Nosso Grupo

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts Recentes

. Despedida

. Poster do projecto

. Apresentação do Trabalho ...

. Relatório Final

. Balanço da Semana de 26-0...

. Balanço da Semana 19-05-2...

. Balanço da Semana 12-05-2...

. Balanço da Semana de 05-0...

. Balanço da Semana de 29-0...

. Balanço da Semana de 21-0...

.Arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds